No cinquentenário das relações diplomáticas entre a China e o Brasil, a Embaixada da China no Brasil anuncia a organização das etapas preliminares nacionais do 17º Concurso “Ponte Chinesa” para Estudantes do Ensino Médio. Este evento tem como objetivo proporcionar uma oportunidade para jovens estudantes brasileiros mostrarem suas habilidades em mandarim, promover o aprendizado mútuo e o intercâmbio cultural, e fomentar o interesse e o entusiasmo pelo estudo da língua e cultura chinesas.
1. Organização
O 17º Concurso “Ponte Chinesa” para Estudantes do Ensino Médio é organizado pela Embaixada da China e realizado pelo Instituto Confúcio da Universidade Federal de Minas Gerais, em parceria com os demais Institutos Confúcio e suas universidades parceiras no Brasil, bem como com a Universidade Chinesa. Bridge Club em São Paulo.
A comissão julgadora, formada por membros da Embaixada, dos Institutos Confúcio e de outras entidades de ensino de mandarim do Brasil, é responsável por definir critérios, preparar questões e avaliar os participantes. Os membros do Júri deverão cumprir rigorosamente o disposto no regulamento do Concurso para que os resultados sejam justos, legítimos e imparciais.
As inscrições devem ser feitas nos Institutos Confúcio locais ou, para quem não está vinculado a essas instituições, no Clube Chinês de Bridge, em São Paulo. As instituições participantes poderão selecionar até dois concorrentes, enquanto a instituição anfitriã terá direito a três. As despesas de deslocação e alojamento são suportadas pelas entidades representadas. As informações sobre os concorrentes deverão ser enviadas ao Instituto Confúcio da UFMG até 10 de maio de 2024 .
2. Tema
Voe alto com os chineses! ( Voe alto com chinês)
3. Data e local
De 25 a 26 de maio de 2024, no Instituto Confúcio da UFMG.
4. Requisitos
Os participantes devem ser estudantes do ensino médio, com idades entre 14 e 20 anos, não chineses, que não tenham sido criados na China ou em famílias de língua chinesa.
Os finalistas de edições anteriores não são elegíveis.
5. Modalidades e formato
Modalidades de competição:
1. Língua Chinesa: Ouvir, falar, ler e escrever.
2. Conhecimento sobre a China: Aspectos geográficos, históricos, económicos e culturais.
3. Habilidades culturais: canto, dança, instrumentos musicais, ópera, caligrafia, pintura e artes marciais chinesas.
4. Competência abrangente: Avaliação da aprendizagem e aplicação prática da língua e cultura chinesas.
Formato da competição:
1. Autoapresentação e discurso temático: (3 minutos, 30% da nota)
2. Compreensão oral: Resposta a questões em áudio (3 minutos, 20% da nota)
3. Leitura: Em voz alta (2 minutos, 20% da nota)
4. Demonstração de talentos artísticos: (4 minutos, 30% da nota)
6. Prêmios
Serão atribuídos: um prémio para o primeiro lugar, dois prémios para o segundo lugar, três prémios para o terceiro lugar e prémios de participação.
O campeão será convidado a participar da final mundial da 17ª Competição Chinesa de Pontes para Estudantes do Ensino Médio na China.
7. Contatos:
Seção Cultural da Embaixada da China, Sr. Wang Zhi Wei
Instituto Confúcio da UFMG, Prof. Liu Yi
Chinese Bridge Club in São Paulo, Mr. Sun Lidong